- Área: 53 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Cosmin Dragomir
-
Fabricantes: Lamberts
Descrição enviada pela equipe de projeto. O entorno foi gradualmente densificado nos últimos 60 anos. Antigamente um bairro residencial com espaços estreitos entre os pequenos edifícios, esta zona que foi remodelada durante o comunismo e teve blocos residenciais construídos no local. Atualmente, esta rua estreita é a fronteira entre a fila de sobrados e o alinhamento de blocos residenciais. O cliente, dono de uma das casas mencionadas anteriormente, queria um espaço maior e contínuo, banhado por luz natural com grandes superfícies de vidro.
Um dos primeiros desafios foi tomar a luz solar no meio de um bairro que consistia em diversos blocos residenciais.
O projeto propõe uma casa translúcida colocada sobre a casa existente. A envolvente translúcida chama atenção por sua transparência para as vistas favoráveis da área.
A estrutura desta extensão leve não se superpõe com a estrutura da antiga casa, criando seu próprio marco estrutural genuíno.
A proximidade das casas vizinhas foi um tema muito convidativo para nós. A nova casa se compromete a dialogar com as empenas. Opor uma parede nobre e translúcida a uma parede cega vizinha gera uma comunicação positiva entre os dois.
Deixando a teoria de lado, o espaço livre interior da adição hipnotizou os proprietários em contraste com a velha casa existente.